“Não me prendo a nada que me defina. Sou companhia, mas posso ser solidão. Tranquilidade e inconstância. Pedra e coração. Sou abraços, sorrisos, ânimo, bom humor, sarcasmo, preguiça e sono! Música alta e silêncio. Serei o que você quiser, mas só quando eu quiser. Não me limito, não sou cruel comigo! Serei sempre apego pelo que vale a pena e desapego pelo que não quer valer…”

Clarice Lispector

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Comentários sobre o livro "Balelas" - de Wander Shirukaya

         No mundo da literatura, não basta só escrever seus próprios textos e publicá-los individualmente e viver olhando pro próprio umbigo. O incentivo a outros escritores, principalmente quando estão tão próximos e buscando atingir a mesma meta, é imprescindível. Pensando nisso, nosso amigo Wander Shirukaya, do Caixa Baixa, abriu para outros escritores e amantes da literatura que fossem feitos comentários sobre seus contos. Portanto, aqui estão comentários de Cyelle Carmem (eu mesma), Amanda Reznor, Jéssica Mouzinho, Jairo Cézar e Bruno Gaudêncio.

O vazio das lembranças em molduras fotográficas. Saudade, lacunas de uma vida. Belíssimo conto!” – Cyelle Carmem, escritora, sobre “A fotografia”


“Wander descreve o momento de uma fotografia de forma sublime e encantadora, registrando os diferentes quadros que formam as cenas, ora felizes, ora melancólicas, completando um verdadeiro retrato da sensibilidade.” – Amanda Reznor, escritora e compositora, sobre “A fotografia”.
 
“O que seria de nossos ouvidos se não fosse a música,  dos nossos olhos se não fosse a literatura? Sua literatura existe pelos dois” JéssicaMouzinho, estudante, sobre “Às teclas pretas do piano”.

 “Às teclas pretas do piano: - surpreendente!” – Jairo Cézar, escritor.

Wander Shirukaya foca suas narrativas a partir de um olhar factual, com diretrizes contemplativas; constrói uma lógica de subjetividade, muitas vezes nostálgica, amarga e intensa. Exemplos são os contos: “Barcarola” e “oceano”. Bruno Galdêncio, escritor e historiador.


O lançamento do livro Balelas será dia 05 de outubro (quarta-feira) no Terraço Brasil. Sucesso, Wander!
Outras informações no blog de Wander http://blogdoshirukaya.blogspot.com/
 

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

De uma quase nada menina

"O fato é que ela sentir-se cada dia mais diferente e colocava na cabeça que não pertencia a esse mundo. Talvez as outras meninas já se mostravam fúteis ou restritas a interesses que não eram os seus. Ou então as pessoas só mostravam aquilo que gostariam de ser e não o que eram de fato. A questão é que ela achava aquilo tudo muito estranho e enfadonho! "

(De uma quase nada menina - Cyelle Carmem)

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O que é o Caixa Baixa?


Bom, teoricamente, um núcleo literário de poetas e contistas da Paraíba.
Profanamente: um bando de esfomeados loucos para atacar um pobre galeto. kkkkkkkk

Falando sério:
A reunião do dia 10 de setembro, realizada no Espaço Multíplo, em Tibiri, foi decisiva para futuros projetos, organização de dados, publicações etc.
Participaram: Betomenezes, Jairo Cézar, Cyelle Carmem, Wander Shirukaya, Joedson Adriano e Roberto Denser.
Nosso blog: http://www.caixabaixa.org/

sábado, 10 de setembro de 2011

Poesia natural


"Não falarei mais dos amores, pelos quais passou e por quais teve muitas decepções, próprias do amor imaturo. Essa jovem queria apenas mostrar-se viva por outros meios que não os habituais. Ser palavra, cheiro, sentido, música ouvida pelo encantamento do mundo. Assim, despertou para a poesia aos poucos sem perceber, mesmo quando a palavra entrou em sua vida por um livro grosso, de capa verde, com dedicatória para ela. Explorar todas aquelas páginas seria um trabalho demorado, que não deu muita importância, afinal de contas aquelas palavras não a deixariam em paz nunca mais na vida."

(De uma quase nada menina - Cyelle Carmem)

domingo, 4 de setembro de 2011

Leitura do poema "Meu silêncio"


O poema "Meu silêncio" faz parte do meu primeiro livro "Luzes de Labirinto"(2010), editora CBJE.
As leituras em vídeo fazem parte do um projeto do Núcleo Literário Caixa Baixa, do qual faço parte, juntamente com outros poetas, contistas e cronistas, para divulgar a nova literatura feita na Paraíba.
Os escritores homenageados já foram Jairo Cézar, Thiago Lia Fook e Wander Shirukaya.